sábado, 26 de maio de 2012

Você curte jogos de arcade?

Se você já foi a um shopping (e estou bem certo de que você já foi), é bem provável que jogou em algum daqueles arcade games que lá ficam expostos. Tais jogos são muito divertidos e apresentam certas diferenças, quando comparados com jogos de console ou de computador. Bem, não importa se você está jogando em um arcade, console ou mesmo em sua geladeira - no final das contas o que vale mesmo é a diversão.

Vamos comparar então algumas características dos jogos de arcade com as respectivas dos jogos de console, a fim de melhor entendermos cada um deles. Se você gosta de jogos que não sejam difíceis para aprender como jogar, então um bom arcade game pode fazer o seu dia mais feliz. Enquanto certos jogos primam pela complexidade, o que leva o jogador a precisar ler um manual com dezenas de páginas antes de começar a jogar, arcades são feitos para que o jogador aprenda rapidamente como jogar e assim focar na diversão e não no aprendizado de como o jogo funciona. Mas se você gosta de algo bem mais complexo, que exija vários minutos de preparação antes de começar a ação real no jogo, então talvez você prefira jogos de console, que são desenvolvidos focando um "gameplay mais longo".

Um ponto problemático é quanto à relação custo x benefício que temos quando jogando arcades. Quem já jogou em arcades sabe que o tempo médio de uma ficha (ou melhor dizendo, crédito) fica em torno de 3 a 5 minutos para os jogadores mais medianos. Agora, se engana quem pensa que um jogo de console ou computador é muito mais fácil que um arcade. Há inclusive jogos de computador conhecidos como "jogos de arcade" por compartilhar de tais características: rápidos para se aprender a jogar, porém possuem um nível de dificuldade que cresce muito rápido.

Certo, agora analisemos os arcades quanto aos gêneros oferecidos, começando pelos jogos de corrida. Se você gosta de jogos de corrida que primam mais pela diversão do que pelo realismo da física, então você deve adorar jogá-los em arcades. Por mais dramática que seja a curva ou a freada, em um arcade você não perderá o controle sobre o carro. A inteligência dos oponentes controladas pelo próprio arcade também é bem mais limitada. Jogos assim apresentam oponentes que parecem estar somente ligados no "piloto automático", isto é, correm na pista sem reagir adequadamente à sua aproximação.

E se você gosta muito mais de "aventuras nas nuvens", então você pode procurar por jogos de voo. Simuladores de voo geralmente são projetados para ter o máximo de realismo quanto aos comandos e física do jogo, já arcades não. Mas se você perguntar a todos os seus amigos, é bem provável que a maioria responda que preferem jogos mais fáceis de jogar quanto aos comandos, onde a dificuldade está em atingir os objetivos, não em comandar a nave.

Será que alguém consegue esquecer de Street Fighter 2 para arcade, que marcou o início da carreira de sucesso dessa franquia? Virtua Fighter e Street Fighter são somente dois dos vários jogos de lutas consagrados até hoje graças aos arcades.

E acho bem difícil alguém encontrar algo para criticar nos jogos de arcade atuais. Arcades estão evoluindo tecnologicamente, mas por sorte, ainda preservam as mesmas características do passado: um jeito rápido para nos divertirmos.